4 das melhores estratégias de marketing digital para startups

Como os anúncios de loteria evoluíram? (Foto de Sudipta Mondal no Pexels)
Como os anúncios de loteria evoluíram?
October 14, 2020
Como atrair mais clientes para o seu restaurante graças a influenciadores gastronômicos (Foto de Helena Lopes no Pexels)
Como atrair mais clientes para o seu restaurante graças a influenciadores gastronômicos
October 21, 2020
4 das melhores estratégias de marketing digital para startups (Foto de Kaboompics .com no Pexels)

4 das melhores estratégias de marketing digital para startups (Foto de Kaboompics .com no Pexels)

Você desenvolveu seu produto ou serviço. Você fez todo o trabalho braçal envolvido para realmente iniciar um negócio. Agora é hora de divulgar o que você oferece e começar a atrair clientes. 

Você não pode fazer isso sem uma estratégia de marketing digital. Sem uma estratégia digital forte e projetada especificamente para o seu negócio, você enfrentará resultados fracos.

Para ter um exemplo, conheça a estratégia de marketing para restaurante e entenda como pode funcionar também para o seu negócio. 

O que é uma estratégia de marketing digital?

 Uma estratégia digital para o lançamento de um produto ou uma nova marca é um roteiro que você seguirá na construção do conhecimento on-line sobre sua empresa e seu produto ou serviço.

 Ele detalha todos os elementos vitais necessários para alcançar o sucesso. Sem uma estratégia digital, falta um plano coeso para os vários canais e plataformas disponíveis. 

Também é possível que você esteja perdendo coisas do “panorama geral”, como os pontos problemáticos de seus clientes em potencial ou mesmo quem é seu mercado-alvo. 

Em outras palavras, uma estratégia digital para uma marca é um programa de ação codificado que detalha quais etapas você executará para atingir objetivos específicos.

Como construir uma campanha de marketing digital

 As etapas reais envolvidas na criação de uma estratégia digital para qualquer marca variam um pouco de uma empresa para outra. 

Fatores como metas, setor, produto ou serviço em questão, seu público-alvo e outros serão incluídos em sua estratégia digital e na campanha de marketing resultante. 

No entanto, existem alguns pontos em comum que todas as empresas precisam considerar ao criar uma campanha de marketing digital.

Entendendo seu público

 Sem uma compreensão de seu público, sua campanha de marketing está condenada desde o início. Simplificando, você não pode comercializar um produto ou serviço se não souber para quem fará o marketing. 

Obviamente, você provavelmente tem algum tipo de ideia de quem quer ou precisa do que você tem a oferecer, mas precisa se aprofundar.

Você precisará desenvolver personas de cliente para direcionar seu marketing e, então, precisará empregá-los.

 Cada persona determina os elementos críticos de sua abordagem, incluindo a linguagem que você usa, os canais que você vai aproveitar e as técnicas e ferramentas utilizadas.

 Você precisa usar uma linguagem que ressoe com seu público-alvo e estender a mão para a mídia que agrada a essa pessoa. 

Também é importante, ao desenvolver uma estratégia digital para uma nova marca, entender a jornada que seus clientes percorrem para encontrar sua empresa. Onde essa jornada começa? Geralmente é uma pesquisa orgânica do Google? 

Você está capitalizando sobre essas palavras-chave? A jornada deles começa em uma rede social? Você tem presença nessa rede? Que paradas eles fazem em sua jornada – eles pesquisam o problema primeiro ou procuram automaticamente uma solução?

Claro, você também precisa entender o que pode impedir um cliente de fazer uma compra, mesmo que você tenha resolvido seu problema. O preço está de acordo com sua renda? O produto é de qualidade suficiente? Eles vivem na área geográfica certa?

Saiba onde encontrar seu público online

 Existe um equívoco por aí que você pode vender qualquer coisa para qualquer pessoa online. Isso é verdade em um sentido superficial, mas quando você realmente entra nas porcas e parafusos, não é. 

Você precisa saber onde eles vivem online para fazer marketing para eles. Seu canal ou método de conexão será baseado em onde suas personas passam o tempo.

 Você deve ir até seus clientes – eles não virão até você (pelo menos não sem a atração certa). Isso envolve desenvolver uma compreensão dos vários canais online.