Como criar um plano de marketing de franquia

5 maneiras de adicionar receita à sua agência de marketing antes de 2021 (Foto de The Coach Space no Pexels)
5 maneiras de adicionar receita à sua agência de marketing antes de 2021
19/11/2020
Os 3 melhores aplicativos para marketing de pequenas empresas (Foto de Amina Filkins no Pexels)
Os 3 melhores aplicativos para marketing de pequenas empresas
15/12/2020
Como criar um plano de marketing de franquia (Foto de Lukas no Pexels)

Como criar um plano de marketing de franquia (Foto de Lukas no Pexels)

Uma das primeiras e mais importantes etapas que o proprietário da franquia deve realizar é desenvolver e implementar uma estratégia de marketing de franquia sólida. 

Fazer isso é um dos grandes desafios que todo proprietário de franquia enfrenta, e alcançar o sucesso não é fácil. 

Afinal, nem toda empresa tem a capacidade de se tornar o próximo McDonald’s, mas com o plano de marketing certo em vigor, eles podem ter sucesso depois de encontrar Franquias baratas.

Os 3 princípios do sucesso do marketing de franquia

Uma vez que o próprio negócio está em um estado que pode suportar um grande esforço de marketing, é hora de começar a projetar um plano de marketing de franquia.

 É importante lembrar que um plano de marketing de franquia tem dois objetivos: promover a marca na mente do consumidor e atrair franqueados em potencial.

 Essas duas metas simultâneas podem ser alcançadas aderindo aos quatro princípios importantes a seguir.

1. A padronização da marca é fundamental

Quando se trata de marketing de franquia, todos os esforços principais giram em torno de contar uma história ao consumidor para estabelecer uma identidade de marca e incentivar o envolvimento.

Para maximizar os efeitos desses esforços, os consumidores devem ter uma experiência consistente em cada ponto de contato, independentemente da localização da franquia. 

É por isso que a consistência operacional foi identificada anteriormente como sendo de grande importância.

Em esforços de marketing, o mesmo é verdadeiro. Apresentar uma mensagem de marca unificada significa criar um livro de marca abrangente que as franquias possam seguir.

Isso ajuda a desencorajar os franqueados individuais de irem longe na tentativa de diferenciar sua localização da marca mais ampla. 

Também significa estabelecer um processo pelo qual os franqueados individuais possam participar da elaboração de iniciativas de marketing em nível corporativo. 

Isso ajudará a garantir a adesão e permitirá um caminho para a inovação da marca que manterá as coisas frescas e animadas.

2. A mídia social é o principal canal de marketing

Para franquias, a mídia social oferece uma linha direta de comunicação para públicos-alvo como nenhum outro meio. 

Ajuda a franquia a estabelecer uma personalidade de marca e cria um diálogo bidirecional com os consumidores que fornece feedback valioso e uma oportunidade para mensagens personalizadas. 

Por esse motivo, é fundamental que as franquias coloquem grande ênfase em sua presença na mídia social para que possam aproveitar ao máximo o que agora é um canal de marketing primário.

3. Marketing personalizado específico do local

Embora seja fundamental manter a padronização da marca em toda a franquia, isso não significa que o plano de marketing da franquia não deva ter espaço para personalização. 

Uma das melhores maneiras de incorporar a personalização é dar aos franqueados as ferramentas e o conhecimento de que precisam para executar suas próprias campanhas de marketing. 

Na maioria dos casos, a melhor maneira de fazer isso é selecionar e fornecer um sistema CRM pronto para uso que ajudará locais individuais a rastrear e envolver seus clientes.

Ao selecionar a plataforma a ser construída, é importante considerar o fato de que os sistemas fornecidos precisarão operar em conjunto.