Marketing farmacêutico: como aumentar as vendas de remédios?

Saiba como alavancar seu negócio através da comunicação online (Foto: internet)
Saiba como alavancar seu negócio através da comunicação online
December 3, 2019
Ferramentas de marketing para fidelizar clientes de lotéricas (Foto: Depositphotos)
Ferramentas de marketing para fidelizar clientes de lotéricas
January 23, 2020
Marketing farmacêutico: como aumentar as vendas de remédios? (Foto: internet)

Marketing farmacêutico: como aumentar as vendas de remédios? (Foto: internet)

A internet está realmente revolucionando a vida das pessoas, seja na hora de realizar trabalhos, criar serviços, produtos, mas também na maneira de comprar. Todas as novidades que surgem, junto com a concorrência e crise econômica, fizeram com que as empresas precisassem se adequar a tecnologia.

Cada vez mais, os gestores têm visto que precisam de mais estratégias de marketing para potencializar as suas vendas. Seja para vender um remédio para dor de cabeça ou remédio para aumentar a libido, o setor farmacêutico tem encontrado dificuldades em usar o marketing sem acabar infringindo as regulamentações.

Importância do marketing farmacêutico

O marketing farmacêutico é uma maneira de fazer marketing, onde o foco é trabalhar com farmácias e drogarias. Mesmo que pareça algo simples, é necessária uma dedicação para estudar o setor dessa maneira, entender as necessidades dos clientes, procurando desenvolver a identidade da marca, de acordo com as normas e regulamentações para se comunicar dessa forma, assim como usar todas as variáveis que essa área apresenta.

Como há uma necessidade cada vez maior de se destacar da concorrência, o marketing farmacêutico cria uma estratégia para as farmácias e drogaria usarem uma comunicação cada vez melhor, entrando em contato com o seu público que passa a ser cada vez mais exigente.

Com uma comunicação diferenciada, usando as ferramentas de marketing farmacêutico, pode ser a maneira para conseguir ter o diferencial necessário para se destacar no meio concorrido e conseguir aumentar as vendas, melhorando o ticket médio.

As estratégias que as ferramentas de marketing farmacêutico conseguem trazer vão desde ações para análise e escolha de um público-alvo, até a parte de comunicação e ticket médio destinado a cada cliente. Dessa maneira, consegue aumentar a captação, retenção e também a fidelização dos clientes, colocando em prática diversos conceitos que são bem simples.

Como usar o marketing farmacêutico?

Para poder usar o marketing a favor da farmácia, é necessário que o conteúdo esteja dentro das normas de medicamentos. O medicamento precisa ser registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sendo essa a primeira etapa essencial.

Além disso, as propagandas de remédios precisam do nome comercial, além da substancia ativa, número de registro da Anvisa, indicações de médicos, advertências por lei e também em relação ao uso descrito na bola.

Também só podem garantir os efeitos relacionados aos benefícios de saúde se as propriedades dos remédios tiverem sido comprovas pela Anvisa. Não pode também ser dito que alimentos possuam propriedades para cura para que eles não sejam confundidos com remédios.

Portanto, o marketing farmacêutico pode começar com um relacionamento melhor com os clientes, gerando uma boa experiência de compra para conseguir melhorar a imagem da empresa. As empresas acabam não dando atenção para esse quesito, mas é importante fazer de tudo para fidelizar os clientes.

Essa melhoria no atendimento pode começar de maneira bem simples, procurando ser atencioso e gentil. Manter vínculos mesmo depois da venda também é uma boa dica para conseguir fidelizar o cliente, mantendo atitudes como brindes e benefícios.