Por que a contabilidade é importante para o marketing

Como atrair mais clientes para o seu restaurante graças a influenciadores gastronômicos (Foto de Helena Lopes no Pexels)
Como atrair mais clientes para o seu restaurante graças a influenciadores gastronômicos
21/10/2020
5 maneiras de adicionar receita à sua agência de marketing antes de 2021 (Foto de The Coach Space no Pexels)
5 maneiras de adicionar receita à sua agência de marketing antes de 2021
19/11/2020
Por que a contabilidade é importante para o marketing (Foto de Caio no Pexels)

Por que a contabilidade é importante para o marketing (Foto de Caio no Pexels)

Atualmente, existe um grande número de ferramentas digitais que facilitam a gestão dos dados contábeis das empresas. Além de simplificar a contabilidade, esses programas de computador permitem gerar um maior volume de dados.

Esses números serão essenciais para desenvolver uma estratégia de marketing de sucesso que gere valor agregado para uma organização. As informações contábeis de uma empresa influenciarão uma ampla gama de decisões de marketing – do design do produto ao preço.

Por isso, os grandes consultores de Marketing contam com um escritório de contabilidade Curitiba que atua junto aos publicitários. 

E se você for um profissional de marketing e não puder contratar um contador? Nesse caso, você pode optar por estudar uma carreira em contabilidade. Dessa forma, em poucos meses você poderá incorporar os processos contábeis à sua prática de consultoria.

Importância de um e de outro

Da mesma forma, os mercados estão se tornando cada vez mais complexos. Por isso, é fundamental que haja uma excelente relação entre as informações contábeis e as decisões de marketing. Só então seremos capazes de liderar as empresas para obter um lucro crescente.

A contabilidade, ao gerar informação de custos, financeira e fiscal, permite às empresas cumprir os objetivos estabelecidos na área de marketing, bem como efetuar alterações no design e nos preços dos seus produtos. 

Desta forma, as empresas conseguem manter-se no mercado a longo prazo com uma margem de lucro satisfatória baseada na fiabilidade das referidas informações.

Nestes tempos, quase tudo – senão tudo – está na Internet: é fácil encontrar qualquer lugar, negócio e informação que desejar com apenas um clique, até serviços de contabilidade.

Invista em marketing

De nada adianta ter os melhores processos de produção ou operação se o pessoal não está motivado (área de Recursos Humanos) ou simplesmente e simplesmente as vendas não são o que se espera (responsabilidade de Marketing), o que é um caso bastante comum.

O marketing, como área funcional dentro de uma empresa, traz diversos benefícios à empresa, que proprietários e empresários devem levar em consideração para a rentabilidade de seus negócios. 

Listamos aqui alguns benefícios de ter a área de Marketing internamente.

É o departamento responsável por trabalhar com Publicidade, Relações Públicas, Vendas, Desenvolvimento de Produtos, entre outros; todos se complementam para fornecer uma abordagem global para a estratégia de marketing.

Detecta e gera novos negócios e oportunidades para a empresa, para a qual tem a visão de rentabilizar e divulgar a existência dos diferentes produtos que movimenta.

É a parte intermediária entre o cliente e a empresa, é o departamento que conhece as necessidades do cliente e da empresa e clica em ambos e os torna rentáveis.

É responsável por divulgar a marca da empresa, seus produtos, serviços e, com isso, também aumentar as vendas e a rentabilidade do negócio.

Consegue gerar vantagens competitivas para a empresa a fim de se diferenciar de empresas que possuem um ramo de atividade semelhante e têm interesse nos mesmos clientes.

O marketing é uma ferramenta poderosa que pode fazer qualquer negócio crescer e tem a capacidade de identificar as necessidades dos clientes e tratá-los como pessoas.