Trade Marketing: o que é e como criar a sua estratégia

Qual a importância de contratar uma agência de marketing digital para o seu negócio? (Foto: Depositphotos_231856630_s-2019 (2))
Qual a importância de contratar uma agência de marketing digital para o seu negócio?
May 20, 2020
O que é o WhatsApp Marketing e como usar? (Foto: pixabay)
O que é o WhatsApp Marketing e como usar?
June 9, 2020
Trade Marketing: o que é e como criar a sua estratégia (Foto: Depositphotos_217657616_s-2019)

Trade Marketing: o que é e como criar a sua estratégia (Foto: Depositphotos_217657616_s-2019)

Tem muitas pessoas que ainda não conhecem o trade marketing. Alguns profissionais da área também acabam se confundindo quando são perguntados em relação a essa definição, sem conseguir estabelecer um conceito relacionado ao Método Trader Milionário.

A área de trade marketing é bem ampla, pois consegue englobar diferentes aspectos, envolvendo diversos setores empresariais. Assim, vai depender de vários pontos de contatos para que as suas ações sejam um grande sucesso.

Portanto, para saber mais informações sobre como funciona e o que é o trade marketing, continue lendo para estar por dentro dessa técnica que oferece diversas possibilidades.

O que é trade marketing?

Há diversas formas de conceituar o trade marketing. Basicamente, pode ser encarada como uma estratégia de B2B, ou seja, de empresa para empresa. Ela é realizada em diferentes canais de distribuição, priorizando o atendimento de demandas de shopper no ponto de venda.

A área de trade marketing traz diferentes conceitos que precisam ser entendidos para que entender também como é o seu funcionamento. O shopper é quem realiza a compra e o consumidor aquele que consome o produto.

Assim, o trade marketing é usado como uma estratégia de planejamento que vai ser executada pela indústria com o fim de conseguir aumentar as suas vendas, otimizando a atuação nos diferentes canais de distribuição.

A ideia é que a estratégia consiga fazer a empresa implementar levando em consideração os seus diferentes canais de distribuição, pensando também nas pessoas que estão vendendo, quem compra e quem consome.

Como fazer o trade marketing?

A equipe de trade marketing é um setor que tem uma ligação direta com o marketing e o setor comercial. Vai reunir uma equipe de profissionais que quer garantir que o ponto de venda seja executado perfeitamente, em alinhamento com as estratégias da empresa e atingindo as expectativas dos clientes.

O primeiro passo para isso funcionar é criando um plano de distribuição e logística de produto. Tudo precisa ser pensado para despertar o interesse na compra dos pontos de venda. É bem importante, assim, entender quais são os canais de venda que a marca quer estar presente.

Depois disso, a equipe vai seguir as orientações com programas de capacitação e treinamentos para saber que os produtos estejam distribuídos da forma planejada. O plano precisa de precificação, mix de produtos, gerenciamento por categorias, planograma e ainda shopper marketing.

A equipe vai acompanhar como está indo o desempenho dos produtos nas lojas, verificando a concorrência, controlando reposição, mensurando o sell out, conquistando pontos extras e ainda pensando como podem melhorar a execução dessas tarefas. 

O trade marketing vai conseguir oferecer para a empresa treinamentos de promotores e vendedores, merchandising e promoção, gerenciamento de categorias, eventos e ações de melhora de relacionamento com o shopping, além de inteligência de canais.

O caminho é conhecer o shopper e fazer com que ele tenha uma boa experiência de compra. O cliente tem que estar no centro o tempo todo. Para qualquer operação de trade marketing ser bem-sucedida, é necessário investir em estratégia e táticas.