WhatsApp para profissionais de marketing: como usá-lo para direcionar tráfego

O que é o WhatsApp Marketing e como usar? (Foto: pixabay)
O que é o WhatsApp Marketing e como usar?
June 9, 2020
Como posso promover meus produtos para bebês?
Como posso promover meus produtos para bebês?
July 9, 2020
WhatsApp para profissionais de marketing: como usá-lo para direcionar tráfego

WhatsApp para profissionais de marketing: como usá-lo para direcionar tráfego

Por mais que o WhatsApp tenha sido rotulado como uma empresa anti-marketing, mudanças tem acontecido para chamar a atenção de todos os profissionais de marketing em todo o mundo. 

O WhatsApp tem uma audiência que perde apenas para o Facebook e mesmo assim, muitas empresas preferem investir em outras redes sociais antes de começar a usar esse app para direcionar o seu tráfego. 

1 – Crie um WhatsAPp Business

Não tem muito mistério para criar uma conta no WhatsApp Business, ferramenta específica para quem tem uma empresa e quer entrar em contato com os seus clientes. Basta apenas instalar o app, criar um perfil preenchendo os dados necessários. 

Alguns detalhes são bem importantes, como usar uma foto da marca no perfil, com o logo e que seja facilmente reconhecida. Ter uma mensagem interessante sobre a empresa no status, já indicando o site, por exemplo, pode ser uma ótima ideia. 

Por exemplo, incluir o URL do seu site pode ser uma ótima ideia, mesmo que não seja um link clicável, o que não vai fazer tanto sentido para a pessoa que copiar e colar no navegador. Por isso, como conseguir direcionar o tráfego? 

O WhatsApp é diferente do Instagram, Twitter, Facebook porque os links que são postados não são clicáveis. Por esse motivo, não vai ser no status que vai ser o melhor lugar para isso. O local ideal tem que ser as mensagens. 

2 – Contatos

Quando se fala com boa parte dos profissionais de marketing, muitos pensam que o WhatsApp não é uma ferramenta viável, pois não tem um jeito fácil de conseguir criar uma audiência dentro do app.

Esse é um tipo de marketing que é todo baseado na permissão do seu jeito mais puro. É necessário pedir para que as pessoas adicionem o seu número e tem que dar um ótimo motivo para que ela queira entrar, especialmente pois estarão fornecendo o seu número de telefone.

Como não é possível procurar por um usuário e nem pagar para comprar uma lista, é necessário conseguir com outros métodos arrumar seguidores no WhatsApp. 

A opção mais viável é conseguir oferecer o seu número para que os clientes entrem em contato. Esse é um número que, novamente, tem que ser dedicado para uma conta comercial com o uso do WhatsApp Business. 

3 – Interagindo 

São muitas possibilidades de interação com os seus contatos. A dica é pensar na plataforma como um e-mail, podendo se comunicar de um para muitos, mas também de um para um, com uma interação altamente personalizada. 

AS pessoas também têm uma chance bem maior de abrir a mensagem, algo que fica bem mais complicado quando se trata de um e-mail. Assim, quando se usa um e-mail, ele rapidamente empurra o cliente para algum link de uma página da web. 

O WhatsApp pode fazer isso também, com um uso mais óbvio e direto. A pessoa vê a mensagem, ela vai clicar e pronto, a missão será cumprida. Pode enviar artigos, página de produto, vídeos ou qualquer link.